Transtorno do Desejo Sexual Masculino Hipoativo

O transtorno de desejo sexual masculino hipoativo (TDSMH) caracteriza-se por redução importante ou ausência de pensamentos ou fantasias sexuais/eróticas e desejo para atividade sexual, que ocorre de forma persistente ou recorrente.
Alguns momentos podem apresentar o TDSMH de forma generalizada, ou seja, em todas as circunstâncias, enquanto outros podem experimentar situacionalmente, a depender da situação e/ou da parceria.
Quanto as causas, elas são variadas. Enquanto alguns podem apresentar problemas orgânicos que interfiram no desejo sexual, como alterações da tireoide ou da testosterona, uma grande parcela apresenta questões psicológicas como desencadeadores ou mantenedores desse transtorno, sendo bastante comum o início dos sintomas durante um quadro de depressão.
Algumas pesquisas indicam que 6% dos homens mais jovens (entre 18 e 24 anos de idade) e 41% dos homens velhos (entre 66 e 74 anos) têm problemas de desejo sexual, mas vale lembrar que pode ocorrer em todas as idades.
O tratamento do TDSMH é definido após o estabelecimento de um diagnóstico adequado e suas causas. Quando há presença de patologias orgânicas, essas deverão ser tratadas pelo médico especialista. Nos quadros depressivos, o tratamento correto da depressão costuma cursar com melhora do TDSMH ou do desejo sexual reduzido. Mudanças do estilo de vida podem beneficiar boa parte dos homens. Já para muitos outros casos, a terapia sexual estará indicada.